"Sábado, dia 15 de Novembro - Grândola
Contrariamente ao ano transacto, que primou pelas ausências, este ano contámos com a presença física de quase 90 pessoas e a espiritual a atingir a dúzia.
Normalmente sublinhamos os ex-seminaristas e familiares que, em cada ano, tomam a seu cargo a organização dos Magusto, comemoração que já se desenrola há 30 (trinta) anos.
Este ano reforçamos este aspecto porque, para além dos 3 ou 4 “habitues” na organização, surgiram três pessoas que queremos realçar pelo simbolismo que isso representa.
Este ano com a colaboração de um não seminarista (Carlos Beato - Presidente da Câmara de Grândola), um ex-seminarista ordenado (Padre Manuel António Guerreiro do Rosário) e um ex-seminarista não ordenado (Joaquim Parreira – Sub-gerente da Caixa Geral de Depósitos de Grândola) associaram-se na parte da organização do opíparo almoço, no Restaurante “O Cruzamento”
Queremos dizer aos três: OBRIGADO porque tudo estava espectacular.
Antes do início do almoço, o Joaquim Parreira, como anfitrião e Grandolense, deu-nos as boas vindas.
O Sr. Padre Manuel António dirigiu uma oração inicial, onde evocou os ex-seminaristas de Serpa e Beja, já falecidos.
Este facto é demonstrativo do espírito que anualmente queremos partilhar e sublinhar uns com os outros: A AMIZADE E TER TODOS SEMPRE PRESENTES.
O mesmo espírito tem vindo ao longo de gerações (não se esqueçam que estamos na terceira) a cimentar-se de molde a criar laços fraternos entre nós, nossos filhos e netos, que, informalmente uma dos elementos da segunda geração (a Sofia Finote) se sentiu impulsionada para verbalizar o que lhe ia na alma e o que vai na de tantos outros dos nossos filhos.
Também não se pode deixar de sublinhar a ausência da Paula Teixeira (o que acontece pela primeira vez ao longo dos tempos) que faria um óptimo dueto instrumental com o Padre Manuel António.
Metade da receita angariada foi entregue ao Padre Manuel António destinada às obras de reconstrução da Casa Paroquial.
Como acontece todos os anos, cada um de nós traz produtos da sua região ou confeccionados por si para compor a nossa mesa de lanche.Este ano, queremos sublinhar, que os vinhos foram trazidos do Algarve pelo Olímpio Guerreiro e do Alto Alentejo pelo Nuno Penela dos Santos.
Em devido tempo e logo que publicado, traremos ao vosso conhecimento o artigo do Notícias de Beja.
Esperamos que o número de participantes seja superior em 2009, recordando, desde já, que, salvo qualquer impedimento de ultima hora, estaremos juntos em Maio no Seminário."
(clique aqui para ver as fotografias do evento)
P.S.-Com a devida vénia transcrevemos de LASB. O itálico, bold e colorido são meus.
Sem comentários:
Enviar um comentário