Foi ontem e parece que já há uma semana. Apareceram sete convivas a saber: Jacinto Latas, Jacinto Xarama, Zé Zontreiras, Noca, Acabado, Matita e Robalo. A conversa foi muito animada e variada, respigando vários assuntos desde o momento político, apenas aflorado, passando por recordações e vivências passadas, até ao indispensável futebol, em que a rivalidade entre Real e Barça ocupou a maior parte do interesse, associada à rivalidade entre Guardiola e Mourinho , em que os especialistas Xarrama e Acabado nos deliciaram com seus altos conhecimentos sobre aqueles clubes e treinadores.
A propósito de futebol, o Acabado apresentou as três fotos que se seguem sobre a época aurea daquela prática desportiva no Seminário de Beja que coincidiu com a expansão das décadas de cinquenta e sessenta. Depois viria a decadência até à situação atual em que os seminários estão quase sem frequência.
Esta foi uma das equipas mais expressivas da capacidade desportiva de todos os tempos do seminário. Da esquerda para a direita temos de pé, um militar do R.I.3 e depois o Canilho, o A. Pires Soares, o João Diamantino, o Ribeiro, o Bento Pires e o Rolim; em baixo temos o professor de ginástica - oficial do R.I3, o Virgílio, o Noca (Campos), o Camacho, o Sobral, o Carlos Bernardo e outro militar do R:I:3, adjunto do professor de ginástica.
Está enquadrada pelos alunos mais novos que admiravam e aspiravam ser bons jogadores e vir a integrar a equipa principal. Na foto figuram três elementos do R.I. 3, a saber: no canto inferior esquerdo o professor de ginástica e no canto superior esquerdo e inferior direito dois elementos auxiliares do referido professor que duas vezes por semana vinham ministrar aulas de ginástica no seminário.
Esta era a equipa do R.I.3 que também levou para contar, perdendo por um score menos expressivo do que a do Liceu, mas de qualquer maneira foi uma boa derrota.
Outra equipa que deixou marca muito assinalável um ano ou dois mais tarde e que era constituida, como se vê, pelo Guardado, o Fausto, o Manuel Alves, o Rolim, o António José e o Olímpio,(Gonçalves do Cabo); e no plano inferior o Virgílio, o Acabado, o Noca (Campos), o J. Pires Soares e o Jorge.