ANIVERSÁRIO DO SENHOR VICE-REITOR
O aniversário do Senhor Vice-Reitor era uma data de assinalar: 18 de Novembro, nunca esquecerei, porque era motivo para dar um passeio especial.
Em 1951 foi à Ribeira da Guadiana, como então se chamava ao famoso rio que tem nome da deusa romana dedicada à caça, DIANA. Foi o dia todo, com saída de manhanzinha e regresso já noite fechada, que os dias são pequenos em Novembro. O transporte era fácil porque a auto-motora para Moura tinha paragem mesmo ao sair da grande ponte. Foi a equipa de cozinheiros e tudo, com a palamenta e os tachos necessários para a confecção e tomada do almoço. Lenha havia com fartura e perigo de incêndio já não era cuidado que se tivesse, não só pelo tempo como pelo lugar, junto ao rio.
Ali, junto à ponte do caminho de ferro para Moura, o rio apresenta algumas pequenas praias e a água não tem grande corrente, sobretudo porque ainda não tinha chovido muito, o que permitia a prática da natação àqueles mais destemidos que se propuseram atravessar para a outra banda, com algum risco calculado.
Foi um dia bem passado e que se gravou na memória de muitos. A mim, por exemplo, ficou de tal modo que, de futuro, quando precisava de experimentar uma caneta ou depois esferográfica, ou fazer uma demonstração de caligrafia, etc, até mesmo depois na minha vida profissional, sempre que tal acontecia escrevia sempre: "18 de Novembro.........."
2 comentários:
Um belo passeio, sem duvida ;)
Podes crer que sim, cerelac. E aquela zona do Guadiana é maravilhosa. Naquela época o rio trazia muitos sedimentos durante as chuvas de inverno, nomeadamente areias que se acumulavam nas margens, criando praias fluviais muito acolhedoras.
Se a isso juntarmos o espírito de aventura de jovens que eramos, temos um dia inesquecívelmente bem passado.
Enviar um comentário